Douro

Douro
Egídio Santos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cem Anos de República

As comemorações aconteceram um pouco por toda a parte. Eu assisti e acompanhei via TV ou Via Rádio as de Lisboa. Com várias interrupções, exactamente porque quis estar presente na cerimónia que a Assembleia Municipal de Vila Real levou a efeito nas proximidades da Av. 5 de Outubro.
Uma boa ideia, por sinal. Mas não posso deixar de lamentar um discurso anti-República de um dos que teve a possibilidade de intervir em nome de eleitores que, de certo, não se revêem naquela diatribe anti-republicana. O que a democracia permite!... E aquele senhor, monárquico, nem parece saber, porque sabe, que há regimes monárquicos onde o sistema de governo é a democracia.
Já os representantes do PSD e do PS fizeram jus ao facto de um ser jovem e trazer preocupações dos jovens para esta festa do centenário e a outra, a que falou em nome dos que votaram no PS, pelo facto de ser mulher, trazer a temática feminina, sem "feminismos", como ela própria disse, para o seu discurso.
Um dos "desafios da cidadania é a atenção aos jovens, nomeadamente, aos que procuram emprego", disse um; a "valorização do bem colectivo" é algo de muito importante, quer na República de Roma, quer na democracia (são palavras no feminino, já repararam?) dos gregos.
Mas aqui ficam outros pensamentos, referidos nos discursos que hoje ouvi, e o do Presidente da Câmara de Lisboa não foi o menos importante:: «serviço público, bem comum, cidadania, espírito cívico, inclusão»

Sem comentários:

Enviar um comentário