Douro

Douro
Egídio Santos

terça-feira, 19 de outubro de 2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Museu do Vale do Côa

Vale a pena viajar alguns quilómetros. Vale, sim senhor. Tive o ensejo de ver levantar a exposição permanente. Ontem, voltei lá para receber o Presidente da Comissão Europeia, Dr. Durão Barroso. E gostei do que vi. Melhor, continuei a gostar.
Da autoria dos arquitectos Pedro Tiago Pimentel e Camilo Rebelo, é mais um equipamento cultural que pode - deve - contribuir para o desenvolvimento do Douro Superior, irradiando a sua influência pelos territórios envolventes. Acredito que vai realaizar esse papel.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Medalha de Mérito Distrital

O Governador Civil do Distrito de Vila Real quis que o centenário da implantação da República fosse celebrado com a outorga da Medalha de Mérito Distrital aos Governadortes Civis do Distrito pós-25 de Abril.
Um serviço público, agora reconhecido, como referiu o Dr. Júlio Montalvão Machado, em nosso nome. Na verdade, cada um dos agraciados, exercitámos a nossa cidadania, servindo o Distrito e os seus habitantes, na representação do Governo no distrito e na representação dos seus problemas, ansiedades e preocupações, como seus "provedores", junto do Poder Central. Mas também na coordenação política da Protecção Civil a nível distrital ou na coordenação dos serviços desconcentrados da Administração Central. Uma medalha para recordar o serviço à República, em benefício do bem comum.

Cem Anos de República

As comemorações aconteceram um pouco por toda a parte. Eu assisti e acompanhei via TV ou Via Rádio as de Lisboa. Com várias interrupções, exactamente porque quis estar presente na cerimónia que a Assembleia Municipal de Vila Real levou a efeito nas proximidades da Av. 5 de Outubro.
Uma boa ideia, por sinal. Mas não posso deixar de lamentar um discurso anti-República de um dos que teve a possibilidade de intervir em nome de eleitores que, de certo, não se revêem naquela diatribe anti-republicana. O que a democracia permite!... E aquele senhor, monárquico, nem parece saber, porque sabe, que há regimes monárquicos onde o sistema de governo é a democracia.
Já os representantes do PSD e do PS fizeram jus ao facto de um ser jovem e trazer preocupações dos jovens para esta festa do centenário e a outra, a que falou em nome dos que votaram no PS, pelo facto de ser mulher, trazer a temática feminina, sem "feminismos", como ela própria disse, para o seu discurso.
Um dos "desafios da cidadania é a atenção aos jovens, nomeadamente, aos que procuram emprego", disse um; a "valorização do bem colectivo" é algo de muito importante, quer na República de Roma, quer na democracia (são palavras no feminino, já repararam?) dos gregos.
Mas aqui ficam outros pensamentos, referidos nos discursos que hoje ouvi, e o do Presidente da Câmara de Lisboa não foi o menos importante:: «serviço público, bem comum, cidadania, espírito cívico, inclusão»

domingo, 3 de outubro de 2010

Aldeias Vinhateiras 2010 - Favaios

Foi ontem e hoje o fim-de-semana da animação da Aldeia Vinhateira de Favaios. Que tempo tão díspar, num e noutro dia?...
Mas no Sábado foi possível fruir um belo dia de sol para visitar a Adega Cooperativa, uma Padaria (e tentar fazer um pão de quatro cantos), a Quinta da Avessada, ver algumas gravuras da V Bienal Internacional da Gravura do Douro, ouvir música , comprar artesanato e produtos regionais. E claro, a merenda teve pão de Favaios e Moscatel!...
Quem encontrámos por ali? Turistas de Lisboa, do Porto. Mas também da Suécia e do Canadá.
Quem diz que as Aldeias Vinhateiras não dinamizam o destino Douro está cada vez mais enganado. Eu diria que já fazem parte integrante da Marca Douro.